PPGI | (92) 3305-1181 Ramal 1193 / (92) 99128-5875 |
Defesa de Qualificação II de Doutorado do Discente Andrew de Lima Fontão
Quinta-feira, 29 Novembro 2018,  2:00 -  5:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Informática PPGI/UFAM tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de Defesa de Qualificação II de Doutorado:
 
TÍTULO: Governança de Desenvolvedores em Ecossistemas de Software Móvel a partir de Experiência do Desenvolvedor (DX)

CANDIDATO: Awdren de Lima Fontão
BANCA EXAMINADORA:
Prof.  Arilo Claudio Dias Neto - PPGI/UFAM (Presidente)
Prof.  Eduardo Luzeiro Feitosa  - PPGI/UFAM
Prof.  Igor Scaliante Wiese -  UTFPR  
 

LOCAL: Auditório 2 do ICompTec

DATA: 29/11/2018

HORÁRIO: 14h

RESUMO: Organizações que mantêm ecossistemas de software móvel (MSECO), como Apple, Google e Microsoft, têm engajado uma massa crítica de desenvolvedores externos para expandir suas plataformas. Nesse sentido, elas exploram estratégias de governança. Se esse esforço for ineficaz, pode-se incorrer na "morte" do ecossistema. Por exemplo, o MSECO Windows Phone foi declarado oficialmente "morto" em 2017 porque os desenvolvedores não apoiaram mais a plataforma. Assim a seleção de estratégias de governança de desenvolvedores não é uma tarefa trivial, pois o desafio está em delimitar as ações dos desenvolvedores sem restringir excessivamente o nível desejado de inovação e criação de valor no MSECO. Pode-se perceber então que a governança de desenvolvedores em um MSECO depende de uma relação sinérgica entre os objetivos das organizações que mantêm MSECO e as expectativas dos desenvolvedores externos. Logo, é importante analisar a governança de desenvolvedores em MSECO a partir da DX. 
Nesta proposta de tese, por meio de um mapeamento sistemático da literatura, pesquisa de opinião, entrevistas e mineração de repositórios de software, é investigada qual a estrutura que apoia a governança de desenvolvedores em MSECO. Estes estudos ajudaram a conceber e refinar um modelo para governança de desenvolvedores em MSECO chamado DEVGO (do inglês, DEVeloper GOVernance). O DEVGO é composto por: áreas de foco, fases de avanço do desenvolvedor, estágios e facilitadores. E, além disso, um conjunto de recomendações associadas a estágios do DEVGO, extraídas a partir de lições aprendidas de profissionais, que atuam na área que afetam positivamente a experiência do desenvolvedor.

Local : Auditório 2 do ICompTech

Produzido por :