Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 14h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 14h20 | Acessos: 46

O PPGI/UFAM possui uma única área de concentração, Ciência da Computação, ofertando um curso de Mestrado e outro de Doutorado. 

O Curso de Mestrado envolve a preparação obrigatória de dissertação, compreendendo revisão bibliográfica adequada, demonstração de capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia científica utilizada. O Curso de Doutorado envolve preparação obrigatória de tese, resultante de revisão bibliográfica adequada, com sistematização das informações existentes, e do planejamento e elaboração de trabalho necessariamente original.

As disciplinas ofertadas no PPGI/UFAM, para ambos os cursos, são classificadas em obrigatórias e optativas. O estudante de Mestrado deve cursar pelo menos 12 (doze) créditos obrigatórios, e completar, em disciplinas de pós-graduação, o número mínimo de vinte e quatro (24) créditos. O estudante de Doutorado deve cursar pelo menos 16 (dezesseis) créditos obrigatórios, e completar, em disciplinas de pós-graduação, o número mínimo de trinta e seis (36) créditos. 

As disciplinas obrigatórias para o mestrado são as seguintes:

  1. Estágio em Docência (4 créditos);
  2. Estudo Dirigido (4 créditos);
  3. Uma (01) dentre as três (03) listadas a seguir:
    1. Projeto e Análise de Algoritmos (4 créditos);
    2. Fundamentos Teóricos da Computação (4 créditos);
    3. Arquitetura de Computadores (4 créditos).

As disciplinas obrigatórias para o doutorado são as seguintes:

  1. Estudo Dirigido (4 créditos);
  2. Estágio em Docência I (4 créditos);
  3. Duas (02) dentre as três (03) listadas a seguir:
    1. Projeto e Análise de Algoritmos (4 créditos);
    2. Fundamentos Teóricos da Computação (4 créditos);
    3. Arquitetura de Computadores (4 créditos). 

Vale destacar que essas disciplinas obrigatórias seguem o que é preconizado no Documento de Área divulgado em 2019, para garantir aos egressos uma base sólida de formação em Computação. 

Como diferencial para formação, o PPGI/UFAM oferece a disciplina de Empreendedorismo, cujo objetivo é despertar nos alunos do programa o interesse pela criação do próprio negócio, transformando-os em atores conscientes no cenário de mudanças da economia mundial, que aponta o empreendedorismo como a grande revolução deste século. Para tanto, os alunos recebem conhecimentos sobre visão geral do empreendedor, perfil do empreendedor, identificação de oportunidades,  análise de mercado, concepção de produtos e serviços, análise financeira, planejamento e implantação de empresas, buscando assessoria para o negócio e questões legais para constituição de empresas.

É importante destacar que, em 2019, foi aprovada uma alteração no regimento interno do programa que autorizou a redução do número de créditos de 40 para 36 no curso de doutorado. Tal mudança extinguiu uma antiga norma da UFAM que exigia duas qualificações para alunos de doutorado (hoje não mais existente). Além disso, a redução do número de créditos permite que nossos doutorandos foquem mais na suas pesquisas e em suas publicações, atendendo melhor às resoluções internas para qualificação e defesa no PPGI.

Por falar em qualificações e defesas, atualmente, o limite máximo para qualificação de mestrado é 18 meses (a data esperada para qualificação é 12 meses), sob pena de desligamento do programa. No curso de doutorado, o limite para qualificação é de 30 meses (a data esperada é 24 meses), também sob pena de desligamento do programa. 

O prazo para obtenção do grau de Mestre em Informática é de, no mínimo, um (01) ano e no máximo três (03) anos, sendo esse período contado a partir da data da matrícula inicial. O prazo para obtenção do grau de Doutor em Informática é de, no mínimo, dois (02) anos e no máximo seis (06) anos, sendo esse período contado a partir da data da matrícula inicial.

É importante destacar que, em 2016, o Regimento Interno do Programa foi reformulado, e atualizado em 2019, para refletir a nova política de Pós-Graduação da UFAM. Como consequência desse fato, desde 2017 foram atualizadas ou refeitas todas as resoluções normativas do programa. O objetivo dessas atualizações foi deixar claro para a comunidade discente e docente os requisitos mínimos para estar no Programa, bem como para se qualificar e realizar a defesa em ambos os Cursos.

Fim do conteúdo da página